Como calcular nota do Cespe – Agente Administrativo PF/DPF 2014

Pessoal,

Muitas pessoas me procuraram nos últimos dias por conta das notas na prova de agente administrativo do DPF 2013/14.

Nosso edital prevê que:

8.11.2 A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 1,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).

Algumas pessoas sugeriram que uma parte da prova teria pontuação peso 2. Não encontrei isso no edital (e se você puder me dar uma luz em relação a como surgiu essa dúvida dos colegas, agradeço).

Para calcular sua nota final, forneça as informações abaixo e o formulário calculará automaticamente sua nota:

Em relação às notas mínimas, seguem as instruções da banca.

8.11.4 Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos P1;
b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2;
c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.
8.11.4.1 O candidato eliminado na forma do subitem 8.11.4 deste edital não terá classificação alguma no concurso público.

O que isso significa? Que se você tirar nota menor do que 10 na prova básica OU tirar nota menor do que 21 na prova específica OU tirar menos do que 36 no conjunto de provas, você estará automaticamente eliminado.

Em qualquer caso, leia este artigo, que é uma espécie de caixa preta das provas do Cespe.

Você pode ver o edital completo no site do Cespe clicando neste link.

Aprendendo sobre concursos públicos?
Cadastre-se para receber os artigos que são escritos direto na sua caixa de emails.
We hate spam just as much as you

Comments

  1. Suedinei Souza says

    Obrigado , professor, pelo canal, pois está nos possibilitando a entender melhor essa coisa toda de certames.

  2. Nisia says

    Boa tarde professor Fernando !

    Estou com dúvidas em relação a correção da cespe, fiz o concurso da caixa de 2014 e de 36 questões q valiam um ponto acertei 24 e de 84 questões valendo 2 pontos acertei 57 como ficaria minha nota ?
    tem q fazer no mínimo 80 pontos para corrigir a redação será q tenho chance ?

    Obrigada.

  3. Eli says

    Professor.

    É dificil entender a nota final da prova CEF 2014, sendo que o total da prova objetiva é 204.

    Me ajude eu devo considera a pontuação 204 ou 120?

  4. Anônimo says

    Olá Fernando, saiu o gabarito definitivo da Polícia Federal Adm. acertei 92, errei 18, e deixei 10 em branco. Pelos meus cálculos fiz 74. Pela cespe fiz 70 no edital definitivo, . O que fazer ? No site, verificamos dois gabaritos, definitivos, um na parte superior da página, "ACESSO A LINKS" ,outro em baixo,"MODELO(S) DE PROVA(S) E GABARITO(S)" com algumas respostas distintas, para o mesmo cargo, ag.administrativo, Gabarito definitivo é pra ser único, como pode ? Com relação aos 4 pontos de diferença citados, como proceder em tempo hábil ?

    • says

      Prezado anônimo,

      PELO Cespe, pode ser que sua nota seja diferente por alguma razão que inclui desde enganos até equívocos na marcação do cartão.

      O processo de correção de provas do Centro é todo informatizado, o que nos põe à prova na hora de contestar. Erros podem acontecer, claro, e por isso eles divulgam o cartão de respostas àqueles que passam a algumas fases subsequentes.

      As questões são as mesmas e as respostas são todas iguais. Para reduzir a incidência de fraude na modalidade “cola” (a mais antiga), cada caderno inverte a ordem das questões – daí os gabaritos que parecem diferentes, mas têm as mesmas respostas para questões iguais.

      Você pode tentar um recurso administrativo para cálculo da nota definitiva, mas não creio que o edital preveja isso. Sua saída, caso esteja certo do engano e isso vá gerar diferenças na classificação, é buscar a via judicial. O site Foco nos Concursos costuma responder perguntas desse tipo sobre concursos – ela é interessante e vale uma consulta a eles, que são advogados especializados em concursos. Eu mesmo já mandei perguntas que foram respondidas – vale a pena tentar e ver qual seria a ideia deles.

      Mande notícias, ok?

      Abraço,

  5. Vitor Gabriel says

    Acho que o pessoal viu “P1″, “P2″ e “P3″ no edital e confundiu com “pesos”…
    Também fiquei em dúvida quanto a pontuação…
    Acertei 80, deixei 3 em branco, resultado pelO Cespe: 71.
    Ainda vou conferir as erradas (esqueci), mas suponho que sejam 37, né?

      • Vitor Gabriel says

        Agora entendi. O gabarito que deve ser usado para conferir a pontuação é o que aparece no link “Consulta ao Gabarito Definitivo e Provas”, colocando CPF e tal. Tinha usado antes o da parte de “modelos”. Conferi e deu certinho a nota.
        Acho que você poderia colocar em destaque nesse texto esse “detalhe”, pois vi MUUUUUUITA gente confusa com os vários gabaritos que estão na página do concurso, falando até em processar o Cespe por não entender a nota… Bem que poderia estar melhor explicado isso lá, pois é meu primeiro concurso no Cespe e, como muita gente, não atentei pra isso.
        Obrigado!

        • says

          Vitor, isso faz parte do aprendizado =D. Existem algumas barreiras de entrada que vão caindo com um pouco de observação, como essa acabou de cair para você.

          Abraço e sucesso,

  6. Paula says

    Boa tarde professor, estou muito ansiosa, nao sei como fazer o calculo referente ao concurso da caixa 2014, teria como postar um calculo aleatorio com aquela formula maluca, só pra que se tenha base de como calcular , muito obrigada.

  7. Elisa says

    Professor,

    Pela primeira vez participo de um concurso publico (CEF 2014), já foi divulgado o resultado e notei que não consta meu nome na lista. Então acredito que reprovei, mas gostaria de saber qual foi minha nota, como vou saber?

  8. Wesley Pohl says

    Boa Tarde Professor Fernando. Estou com uma Dúvida São 120 Questões Na Prova Do Concurso da PF, Necessito Acertar quantas para Ser Aprovado? "Sei Que não é assim que se Avalia No Concurso"

    Todo Concurso da PF e PRF tem esse item se Errar uma vai elimina uma Correta?
    O que é o Cespe? Ela é a Banca examinadora?

    Obrigado..

    • says

      Wesley, a pontuação vai depender do cargo que você está procurando. No próprio site do Cespe você tem as informações sobre notas de corte – sugiro que dê uma olhada lá.

      Os concursos em que uma resposta errada anula uma resposta certa normalmente são realizados pelo Cespe com questões do tipo Certo/Errado. Então, não, nem todo concurso será assim – vai depender da banca E do tipo de questão.

      O Cespe é, sim, uma banca examinadora, uma das maiores do país e que realiza grandes concursos. Sua atuação é controversa, e algumas pessoas não gostam das provas – porque são mais difíceis, de fato – mas acredito que seja uma das bancas mais justas no cenário atual.

      Abraço,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *