Alguns candidatos têm um hábito peculiar: gravador em riste, vão até a frente da sala e o depositam lá, para registrar cada palavra do professor. Feito isso, vem a pergunta: degravar aulas é uma boa forma de estudar?
A resposta pode te surpreender.
Como sempre, o objetivo aqui é que você possa extrair do episódio bem mais do que o que ele originalmente prevê. Espero que sempre seja esse o resultado desses encontros.
Notas do episódio
Ao longo do episódio, falo sobre alguns pontos interessantes, que vale a pena acompanhar. Por exemplo:
Nosso vídeo sobre tipo de materiais de estudos. As coisas mudaram bastante de lá para cá em termos de apresentação, mas o conteúdo continua válido.
- Ao longo do episódio, falo sobre o Ciclo EARA (e você pode conferir o livro aqui e o curso aqui);
- Falo sobre estudo Ativo. O Podcast 7 tratou bem disso
- E, também pertinente, é o Podcast 6 sobre tempo pessoal x tempo no curso preparatório
Dê uma olhada nesses grandes recursos e você certamente poderá ampliar sua experiência neste momento, ok?
Grande abraço e até breve,
Opa Fernando, seu post sobre degravação me interessou.
Eu faço uso da prática de degravação com assiduidade porem, de forma bem mais interessante. Como ouvir novamente toda uma aula gravada é perder tempo, marco apenas os melhores momentos para poder consulta-lo posteriormente: uma explicação que não deu pra anotar completamente ou um “gancho” interessante que quase ninguém percebeu.
É simples – gravo tudo, – e vou anotando nos cantinhos do caderno o tempo da gravação daquele comentário. O arquivo da gravação deve ser nomeado com a data da aula coincidindo com o caderno (numa integração entre as ferramentas!).
Há inúmeros aspectos de que essa degravação “magra” pode te ajudar. Depois de um dia exaustivo quando sua mente está cansada e não processa com exatidão todos os detalhes; quando seu nível de preocupações está atipicamente inflamado; ou quando aquela aula está num nível mais avançado e nem tudo será captado naquele momento.
Concordo contigo que a “gordura” da degravação é uma desvantagem, mas as sua peculiaridades da utilização da ferramenta de gravação não o é.
Curti o seu blog
Abraço
Daniel
Show, Daniel. Obrigado por participar.
Seu sistema é bem interessante, e de fato adiciona bastante racionalidade ao processo.
Obrigado por ouvir.
Grande abraço,