Essa é uma das perguntas que recebo demais.
Uma resposta inesperada para uma pergunta que é feita com frequência. Confira.
Notas do Podcast
- Um dos assuntos de que trato muito é o Ciclo EARA – você pode conferir aqui o Artigo e o Livro que tratam dele;
- Nós temos hoje vários Cursos no Blog – Você pode conferi-los neste link.
- Se você ainda não é assinante, não perca a chance de ficar por dentro do que há de melhor na internet sobre concursos públicos. Assine a Newsletter
E você? Encara provas de outras bancas?
Deixe seu recado abaixo, ok?
Até nosso próximo episódio
Boa noite, Fernando!
Tô escrevendo esse comentário ao mesmo tempo em que escuto o podcast…
Sou obrigado a concordar e discordar…hahaha
Após esses quase 3 anos de dedicação exclusiva aos estudos…não posso negar a importância do conteúdo, mas acredito muito na importância de conhecer a banca!
Minha vivência exemplifica muito bem isso…comecei fazendo um curso completo de administrador para Cesgranrio…ao final de 1 ano já me achava preparado após “absorver” todo o conteúdo…mas infelizmente não apareciam provas da Cesgranrio. Diante das circunstâncias, comecei a fazer as provas que saiam…em sua maioria CESPE….e aí veio a surpresa! Apesar de já me considerar preparado, sempre era surpreendido em uma matéria que teoricamente já tinha visto todo o conteúdo. E até hoje não consegui fazer o mínimo (corte) em uma prova CESPE.
Essa discrepância entre bancas ficou muito claro pra mim na matéria de Administração da Produção. Depois de muitos exercícios percebi claramente que a Cesgranrio usa majoritariamente o SLACK, enquanto o CESPE usa o João José Vianna + Marco Aurélio P. Dias! E por mais que a gente diga que saber o conteúdo seja importante, o problema é que a banca não pega uma parte generalista comum aos dois livros…a resposta é exatamente igual a frase que está escrita no livro!
Não sei se em outras carreiras a diferença é tão gritante assim..talvez direito seja diferente..não sei…mas essa foi a minha experiência…
Show, Rodrigo. Obrigado por compartilhar sua experiência.
Mas veja que comecei o Podcast com uma ressalva: Para iniciantes, o importante é conhecer o conteúdo. Conforme você avança, certamente é importante conhecer a banca também.
Você citou um exemplo extremamente específico. Eu estou preocupado, neste momento, com a visão macro.
Mas sim, concordo com o exemplo.
Tenho preferencia pela banca Cespe, então foquei na banca mesmo!!Só faço concurso que eles organizam, mas isso agora que já sou concursada, antes fazia qualquer um!Rs!Mas agora que posso escolher escolho CESPE!
Olá Fernando!
Estou estudando há 3 meses e confesso que estava meio focado na banca FCC. Inclusive acabei de fazer a prova do TRT-3ª REGIÃO para CONTADOR e acertei 85% das questões (e com certeza suas dicas contribuíram muito para isto). Agora que já estou mais acostumado aos estudos estava justamente pensando se podia me aventurar em outras bancas. Acho que você tem razão. Existem muitos detalhes diferentes entre elas, mas o conteúdo é o mesmo. Vamos em frente.
Grande abraço.
Aprendo muito contigo todos os dias.
Com certeza os conteúdos são muito mais importantes que ser fera nas bancas.
Boa tarde, vocÊ dividiu águas, abriu caminhos na minha vida de concurseira. Venho sempre aqui para beber dessa fonte. Sempre apresentando novas ideias, autores, artigos. Admiro muito o seu trabalho e desejo muito sucesso.