Se eu pudesse voltar no tempo…
Fernando, vem cá. As coisas vão dar certo. Nem sempre vai ser fácil, mas você tem mais do que a maioria das pessoas jamais vai ter. Você nasceu com saúde, não vai passar fome nenhum dia da sua vida e vai poder dedicar praticamente as duas primeiras DÉCADAS da sua vida aos estudos. Aproveite, porque poucas pessoas têm essa quantidade de privilégios.
Você vai ralar pra fazer muita coisa. Não vai saber exatamente o que quer, e vai passar o tempo todo se perguntando se está fazendo o certo.
Você vai querer desistir. Mais de uma vez. E, de fato, vai desistir de muitas coisas. Em quase todos os casos, vai ser para dar espaço para algo melhor, que não teria como acontecer em outra situação.
Você vai ter medo. Vai se sentir sozinho, às vezes mesmo rodeado por pessoas. Vai ser pressionado. Por gente que quer seu bem ou nem tanto. Vai ter que aprender a se defender, vai ter que aprender a falar em público, vai ter que aprender a vender (coisa que você hoje odeia e vai continuar odiando fazer). Mas vai aprender que vender nada mais é do que ajudar uma pessoa – apresentando uma ideia ou produto certo na hora certa.
Às vezes, vai se sentir sem rumo, realmente sem saber para onde ir. Minha dica é se mexa, por mais difícil que seja. Escolha. Você não vai ter dificuldades em escolher, porque vai saber, no fundo, qual o melhor caminho em cada momento. Chama-se intuição. Aprenda a ouvi-la. É muito mais esperta que nós dois juntos.
Conheça pessoas, ouça pessoas, interesse-se pelas pessoas. O mundo acontece por meio delas.
Acima de tudo, seja feliz, aprenda a aproveitar cada momento. Você vai demorar algumas décadas ainda pra entender isso de verdade, então é melhor que comece a praticar agora. Sabe aquela coisa que você está esperando acontecer para te fazer feliz? Então, não vai. Seja feliz hoje.
Da série O que aprendi com a vida.
Gostaria de voltar, mas não posso. Na impossibilidade de fazer isso comigo, faço com você. Espero que ajude.
Publicado originalmente aqui
Fernando,
Conheci seu canal no youtube e não paro de assistir aos videos. Tenho 37 anos e despertou em mim a vontade de ser diplomata. Minha meta é me preparar por 2 anos, que é o tempo que termino minha graduação. Já estou estudando, desde o momento que tomei a a decisão de encarar a o desafio.Contudo, tenho um sentimento conflitante, as vezes acho que passei da idade para ser diplomata, tendo em vista que os a maioria é jovem.. O que acha?
Enquanto houver desejo, haverá razões e possibilidades. Se você quer, não vejo por que não tentar. Sucesso para você! 🙂
Amei!
Oi Fernando, adorei esse texto porque ele tem muito sentido com o momento que eu estou passando agora em minha vida. Eu também acompanho seu canal e gostaria de perguntar se ser feliz e abrir mão de coisas importantes pra se chegar onde quer não são situações contraditórias? Eu sei que você diz para ouvir a intuição, quando for preciso fazer uma grande escolha, mas como saber se é mesmo a escolha certa? Será que essa angústia, essa ambição pelo sucesso é positiva ou é apenas um impulso de provar pro mundo e a si mesma que é capaz de algo grande, deixando de lado assim pequenas coisas que também são responsáveis pela nossa tão preciosa, Felicidade.
Manuela, a renúncia não necessariamente precisa causar infelicidade. Abrir mão de coisas importantes sim, pode ser ruim, mas… de quantas coisas importantes você abre mão pelos seus sonhos? Muito mais comum é abrir mão de coisas prazerosas, essas sim muito presentes.